Partindo do princípio, quero contar o que me fez começar a estudar japonês.
Como falei anteriormente, tem sido muito divertido aprender um novo idioma e, apesar de achar meio óbvio, quero falar sobre o que me fez começar a estudar. Já fiz um pequeno resumo contando o motivo, mas agora vou falar os detalhes dessa decisão.
São quase catorze anos assistindo animes ciente do que eu estava consumindo e sempre amei esse universo. Por ser algo que gosto muito, não surpreende eu estar sempre aprendendo mais sobre isso. Mas, durante vários anos, evitei até pensar em estudar japonês, por ser muito difícil e por eu acreditar que não seria capaz de aprender.
Mas é aquilo: o mundo não gira, ele capota.
Tudo começou quando consegui “cantar” a música da quarta abertura de Fullmetal Alchemist: Brotherhood. Na verdade, eu estava só imitando os sons das palavras depois de ouvir tantas vezes, mas fiquei surpresa quando a música terminou porque foi muito espontâneo, a ponto de eu não ter percebido o que estava fazendo até terminar.
https://www.youtube.com/watch?v=KMZBauH47Jo
Quase na mesma época, virei fãzona de fanarts e passava muito tempo no Instagram vendo isso. O “problema” é que a maioria das artes de animes normalmente estão em inglês ou japonês. O inglês não me atrapalhava, mas comecei a ficar irritada por não saber o que estava escrito quando era em japonês. Eu me sentia cada dia mais brava por querer ler e não conseguir, até que aceitei que a única coisa que sumiria com esse obstáculo seria aprender o idioma. Por isso, junto ao fato de ter conseguido cantar (ou pelo menos pensar que tinha conseguido), achei que essas eram razões suficientes para começar a estudar japonês.
Basicamente, decidi aprender um novo idioma porque me irritei por não conseguir ler as frases das fanarts e por ter achado que arrasei na pronúncia da música Period.
A “eu” do passado, iludida, achou que seria difícil estudar japonês, mas não tanto. No fundo, lá no fundo, pensei que seria até tranquilo. Spoiler: não está sendo nada fácil.
Eu abri uma caixinha para perguntas nos stories do Instagram no ano passado e prometi que responderia tudo conforme falasse mais sobre o assunto. Então, vou iniciar isso a partir deste post e vou encaixar as próximas de acordo com o que eu abordar nos textos.
● “Quais (idiomas) você já estudou? Como faz? Ai amoooo”
Já comentei nos stories do Instagram que, contando com português, estudei quatro idiomas e eles são português, inglês, espanhol e agora japonês.
O inglês foi na escola + três semestres em escola de idiomas. Não estudei mais depois disso, mas continuei consumindo livros, séries de TV, filmes e músicas no idioma, o que gerou um avanço na aprendizagem. Acredito que atualmente estou no nível B2 ou C1.
Raramente falo sobre ter estudado espanhol porque só sei o básico do básico. Foi uma das disciplinas que tive durante dois anos do ensino médio e não tive vontade de continuar estudando. Mas aprendi o suficiente para conseguir ler sem grande dificuldade.
Adivinhem qual minha melhor habilidade nesses quatros idiomas.
Já falei um pouco sobre isso e é possível notar neste post, mas vou reforçar: este é um projeto que está acontecendo em dois lugares, aqui e no meu Instagram. Por isso, recomendo me seguir por lá para acompanhar tudo.