Livro: Personagens Assexuais e Arromânticos

por em 15 de junho, 2020 1 Comentário

Inspirada por um tweet da autora Julia Braga e as respostas do mesmo, fiz uma lista com livros que quero ler e que têm personagens assexuais e arromânticos (ace/aro).
Não quero ler exclusivamente por causa dos personagens, mas confesso que esse é o maior motivo para estarem na minha lista de próximas leituras.

Uma pessoa assexual pode ou não também ser arromântica, e uma pessoa arromântica não é necessariamente assexual. Ou seja, existem assexuais românticos e existem, por exemplo, arromânticos bissexuais. Logo os personagens dos livros citados são assexuais e/ou arromânticos, eu só vou poder falar sobre isso com certeza quando ler as histórias. Dessa forma, peço desculpas caso tenha cometido algum erro aqui.

“Assexuais são pessoas que não sentem atração sexual por nenhum gênero. Algumas pessoas assexuais não sentem atração sexual por ninguém, enquanto outras sentem atração sexual certas vezes, e/ou em certas circunstâncias”. Fonte: Orientando.

“Pessoas arromânticas são pessoas que não sentem atração romântica por nenhum gênero. Algumas pessoas arromânticas não sentem atração romântica por ninguém, enquanto outras se apaixonam só de vez em quando”. Fonte: Orientando.

No link acima vocês vão encontrar um explicação muito boa, bem melhor do que eu poderia fazer, então recomendo que visitem o site Orientando para entenderem mais sobre o assunto.

As sinopses presentes neste post foram retiradas do Skoob.

● Trilogia Anômalos por Bárbara Morais – Comprar na Amazon


Conheço a Bárbara desde a época que ela escrevia para um blog literário, logo acompanhei, de longe, o lançamento dos livros dela. Acabou que nunca dei preferência e enrolei para ler, mas pretendo corrigir esse erro ainda em 2020. Reconheço que fiquei mais empolgada para ler agora que sei que tem personagem ace/aro.

Sinopse: Ser levada para uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra.

● Ninguém nasce herói por Eric Novello – Comprar na Amazon

Personagens Assexuais e Arromânticos
Conheci esse livro durante uma das edições da Flipop e fiquei feliz por um autor nacional ser publicado pelo selo Seguinte. Até quis ler e coloquei na minha enorme lista de leituras, mas confesso que não dei a devida atenção. Só virou uma prioridade depois que conheci mais sobre o autor e sobre a história. Tem bastante representatividade, de modo que eu não deveria ter ficado surpresa ao saber que tem personagens assexuais e arromânticos.

Sinopse: Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer.
Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país.

● Tash e Tolstói por Kathryn Ormsbee – Comprar na Amazon


Meu primeiro contato com esse livro também foi durante uma Flipop e ele entrou imediatamente para a minha lista. Fiquei com a impressão de que o enredo é ótimo, mas o que mais chamou minha atenção foi ter uma websérie dentro de um livro, parece ser algo muito legal. Quando li a sinopse e vi que a protagonista é assexual fiquei com ainda mais vontade de ler.

Sinopse: Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores e, para surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries. Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para contar a ele que é uma assexual romântica ou seja, ela se interessa romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que Tash mais gostaria de saber é – o que Tolstói faria?

● The Last 8 por Laura Pohl – Comprar na Amazon

Personagens Assexuais e Arromânticos
Lembro que alguém falou sobre a autora no Twitter, eu li a sinopse do livro e em seguida já salvei o nome para comprar. Além disso, saber que tem personagem assexual e arromântica me fez ter ainda mais certeza de que preciso ler essa história.

Sinopse: Clover Martinez has always been a survivor. But that takes on a whole new meaning when aliens destroy earth as she knows it, killing everyone she loves.
When Clover hears an inexplicable radio message, she’s shocked to learn there are other survivors—and that they’re all at the former Area 51. When she arrives, she’s greeted by a band of misfits who call themselves The Last Teenagers on Earth.
Only they aren’t the ragtag group of heroes Clover was expecting. The group seems more interested in hiding than fighting back, and Clover starts to wonder if she was better off alone. But then she finds a hidden spaceship, and she doesn’t know what to believe…or who to trust.

● Rádio Silêncio por Alice Oseman – Comprar na Amazon


Eu “descobri” Rádio Silêncio porque a Bárbara Morais, autora da trilogia Anômalos, falou sobre no Twitter. Porém só fiquei sabendo sobre a personagem ace/aro quando li as respostas ao tweet da Julia Braga. Coloquei na lista de leituras e espero que seja tão bom quanto a sinopse faz parecer ser.

Sinopse: Rádio Silêncio não é um livro leve e apresenta uma trama que prende o leitor até suas páginas finais. A história principal que envolve Frances e os gêmeos Last é acompanhada por dramas secundários que são tão envolventes quanto o cerne principal desta narrativa. É apenas lutando contra nossos medos mais secretos que podemos superá-los. E é apenas sendo verdadeiros com nós mesmos que podemos encontrar a felicidade. Frances vai precisar de cada gota de coragem que ela tem para viver esta aventura.

Ellen Silva
Amo animes, mangás, livros e procrastinar.
Você também pode gostar...
1 Comentário
  • Natália Camilo
    18 de junho 2020, às 11:15

    Adorei! vou colocar alguns na minha lista também ♥

    Responder
  • Deixe Um Comentário