Idioma: Dicas para ler em inglês

por em 05 de março, 2020 Comente
dicas para ler em inglês

Sempre fico empolgada quando estou aprendendo novos idiomas, então resolvi compartilhar algumas dicas para ler em inglês.

Já tem aproximadamente oito anos que comecei a aprender inglês e, nesses anos, minha sequência de aprendizado foi: ouvir e entender, falar, ler e escrever.
Ler e escrever não eram meu foco no começo, eu estava muito mais interessada em saber manter uma conversa. Para que isso acontecesse eu precisava aumentar meu vocabulário, por isso eu assistia muitos filmes e séries de TV e ouvia músicas. E fugia de livros.
Toda vez que eu começava a ler em inglês, acabava abandonando por pura preguiça, era mais fácil ler em português porque dava menos trabalho. Mas um dia eu entrei no site da Crunchyroll e descobri que existe uma seção com mangás em inglês lá. Quando percebi já tinha lido vários capítulos, não foi uma leitura complicada e acabei gostando. Não sei o que aconteceu, mas, em algum momento, passei a amar ler em inglês, muitas vezes até deixo de ler em português, dando preferência ao outro idioma.

Então pensei quatro dicas que acredito serem importantes para compartilhar aqui. São recomendações que me ajudaram e ainda ajudam muito quando leio em inglês:

● Comece com histórias que você já conhece

Como eu disse, a primeira vez que realmente li em inglês foi um mangá e era uma história que eu já estava familiarizada pois tinha assistido o anime. Ou seja, eu já conhecia o enredo, logo sabia como era o desenvolvimento da narrativa e isso ajudou muito na leitura.
Ter uma compreensão prévia da história vai fazer com que a leitura flua melhor, afinal de contas não há nenhuma surpresa ali para você. Dessa maneira, fica mais fácil se atentar as palavras ao invés da história em si. Ou seja, é um ótimo jeito de aprender a ler em outro idioma.

● Não tente entender palavra por palavra, considere o sentido de todas as palavras juntas

No começo, com pouco vocabulário, é difícil entender 100% do que se está lendo, mas existe a opção de ler até o final e tentar entender todas as palavras em conjunto.
Mesmo em português nem sempre sei o significado de todas as palavras que aparecem em um livro, então não dá para esperar que eu saiba todas em inglês. Desse modo, quando me deparo com uma palavra que não conheço continuo lendo até o ponto final para entender o significado dela usando todas as palavras narradas ali.
Acho muito mais fácil fazer isso do que parar a leitura toda vez que vejo uma palavra nova para procurar o significado. Apesar disso, às vezes pesquiso sobre palavras novas, especialmente se esse truque de ler tudo falhar e eu seguir sem entender o que foi descrito.

● Procure outras formas para aumentar seu vocabulário

Existem vários modos para aprender palavras novas, então não fique completamente focado só em leitura. Assistir filmes e séries de TV com áudio e legenda em inglês é uma ótima forma para estudar, pois treina o ouvido, o entendimento e a leitura. Jogos também são de grande ajuda nessa questão por serem uma enorme fonte de vocabulário.
No fundo, é o mesmo esquema que acontece em português: quanto mais palavras você conhecer, mais fácil será para ler tranquilamente.

● Não desistir

Sei que pode parecer besteira, mas não desistir é importante.
No começo vão existir dificuldades, pode ser que pareça impossível ler um livro inteiro, mas continuar tentando é a única forma de garantir que você vai aprender. Principalmente porque é um caso de quanto mais treino, melhor você fica. Então nada de desistir nas primeiras linhas da leitura!

Gostaram dessas dicas para ler em inglês? Além dessas, vocês tem alguma outra para compartilhar?

Ellen Silva
Amo livros, séries, animes e procrastinar.
Você também pode gostar...
0 Comentários
Deixe Um Comentário