Guga Mafra trabalha com marketing digital nos Estados Unidos, é podcaster e fundador do termo podbook. O Gugacast tem episódios temáticos em que os participantes leem cartas dos ouvintes e também compartilham suas próprias experiências relacionada ao tema em questão, além de sempre começar com um jogo – é um podcast de histórias reais, algumas hilárias e outras bizarras.
Utilizando o seu dom de ser um ótimo contador de história, Guga escreveu sua própria história de amor e música, uma mistura de How I Met Your Mother e Anos Incríveis, sob o título Como Ser um Rockstar.
Ao invés de gravar ao estilo de um audiobook, lendo um texto em prosa, ele patenteou o termo podbook e conta a história para o seu filho, Eric. O podbook junta o melhor de dois mundos: o tom descontraído de uma conversa e o formato em áudio, sendo mais facilmente consumido por pessoas ocupadas ou sem espaço para carregar um livro no transporte público da vida (eu!).
Sendo uma ouvinte assídua de podcasts, não pensei duas vezes em assinar a Storytel, que é a plataforma em que o podbook está disponível e, ainda por cima, com um mês grátis. Me deliciei com as 10h da história do Guga adolescente dos anos 90, descobrindo suas primeiras paixões, não só por garotas, mas também pelo rock.
A primeira metade do podbook é contada em ordem inversa, o que torna a conversa bem mais interessante. Eric tem os melhores comentários para as atitudes do pai adolescente e me senti muitas vezes representada por ele sempre que dizia “Ah não, pai!”. Muito espirituoso e divertido, a história tem diversos pontos altos. Fala também da importância da amizade, o contexto político e econômico do país e temas mais sérios, como traição e suicídio.
Como Ser um Rockstar é uma mídia completamente nova e, ao mesmo tempo, antiga. Quem nunca quis passar sua história para frente, mesmo sendo passível de julgamentos e comentários sarcásticos? Você se sente amigo dos Mafra e que pode fazer parte daquela história também, porque ela te arranca risadas e até lágrimas. O saudosismo é uma das sensações mais presentes ao ouvir o podbook.
A experiência é super diferente, por isso também indico para pessoas que não ouvem podcasts ou audiobooks. É um formato sensacional e uma ideia genial, funciona perfeitamente e nos encanta. Eu mal vejo a hora do próximo podbook ser lançado!
Nota: 5/5
13 de junho 2020, às 11:57
Obrigado pelo seu Review e pela nota 5/5 🙂
Os comentários estão fechados.