Evento: Anime Friends 2025

por em 29 de dezembro, 2025 Comente

Feito para os fãs de cultura pop do leste asiático, o Anime Friends 2025 garantiu quatro dias cheios de entretenimentos voltados para esse público. Muitas pessoas visitaram o Distrito Anhembi de 03 a 06 de julho para aproveitar as atrações, como shows com muitos anisong, cosplayer e atores estrangeiros, e pré-estreias de animes. O evento ainda contou com a presença de duzentos e quarenta artistas no Artist’s Alley, editoras e muitas lojas temáticas.

Painel eletrônico na entrada do Anime Friends 2025.

Essa foi a minha sexta edição participando do AF, a terceira como imprensa credenciada, e acredito que nunca vou me acostumar com o quão empolgante é estar cercada por pessoas que gostam das mesmas coisas que eu. Por ser anual, a sensação é de que demora muito para chegar a próxima vez, mas é uma espera que sempre vale a pena. São dias onde me sinto ainda mais confortável por amar animes e mangás. Onde posso conversar com pessoas de várias idades, com gostos variados. É por me sentir tão em casa durante o Anime Friends que compartilho sobre que aconteceu enquanto estive lá. E torço para conseguir transmitir o máximo possível dessa experiência maravilhosa!

Além daqui, vocês encontram conteúdos extras nas minhas redes sociais, como no TikTok e no perfil e destaque do Instagram.

O Anime Friends

Cosplay de Obanai Iguro feito por Lua Zanlorenzi.

Em se tratando do maior festival com esse tema na América Latina, não é uma surpresa ver que ainda há espaço para bater recordes. O AF 2025 reuniu mais de cento e cinquenta mil pessoas ao longo de sua duração. Com isso, marcou ainda mais a história como a maior edição já realizada do evento! Esse foi o primeiro Anime Friends sendo parte do grupo Omelete&CO, então foi um ótimo começo.

Mostrando um crescimento progressivo e expansão nos assuntos abordados, a programação teve bate-papos com grandes nomes como Yukari Fujimoto e Shinichiro Watanabe. Fujimoto é referência no quesito estudos sobre mangás shoujo e BL. Já Watanabe é um diretor e roteirista cuja carreira acumula títulos como Cowboy Bebop e Lazarus.

Também aconteceu o tão aguardado retorno da Crunchyroll, o maior maior serviço de streaming de animes do país. Depois de duas edições sem estande no AF, a empresa voltou com espaços temáticos de Demon Slayer: Kimetsu no Yaiba e Gachiakuta, além de interações divertidas e uma exibição antecipada dos dois primeiros episódios de Gachiakuta.

Quem também voltou foi Ultraman, com apresentações que incluíram os guerreiros Ultraman, Zero, Mebius, Blazar e Ômega. Foram dois espetáculos diários, garantindo que muitos fãs pudessem assistir a eles. Além de contar com a presença dos responsáveis pelas abertura e encerramento de Ultraman Omega, MindaRyn e Ash (Ash da Hero).

Produtos do jogo Genshin Impact.

A entrada gratuita na quinta-feira fez, mais uma vez, com o que o evento estivesse em sua total lotação. A parceria com a prefeitura de São Paulo teve um adicional este ano, que foi a arrecadação de alimentos não perecíveis para doação. Isso serviu para validar a entrada e foi uma ótima forma de unir acesso à festivais culturais e ajuda a instituições que precisam desse apoio.

Ao conversar com alguns artistas que estavam expondo e vendendo no Artist’s Alley, pude concluir que o público estava preparado desde o primeiro minuto para consumir o máximo possível do evento. Muitos produtos esgotaram no dia três e precisaram ser repostos antes do esperado, o que é algo extremamente positivo.

Em 2024, eu já havia comentado sobre as mudanças realizadas no local onde ocorre o Anime Friends. Mas devo dizer que fui surpreendida pelas melhorias realizadas para 2025. O Auditório Ultra foi realocado para um canto, saindo da proximidade da entrada, passando a ficar perto da praça de alimentação. Dessa forma, a organização tanto para entrar, quanto para sair do auditório ficou muito melhor, pois o espaço para isso aumentou, deixando de atrapalhar a movimentação ao redor.

Em compensação, pude notar que as filas para os poucos bebedouros estavam sempre gigantescas. Pode parecer absurdo considerando que na quinta-feira, por exemplo, a temperatura máxima foi 13°, mas dentro do Distrito Anhembi estava muito calor. Essa sensação térmica se manteve durante o tempo inteiro e, mesmo sem isso, os bebedouros com certeza já estariam com muita procura. Então isso é algo que precisa melhorar e torço para que mude em 2026, cuja data já está definida: de 02 a 05 de julho.

● Quinta-feira, 03/07

Palco AF Festival, onde aconteceram os shows no evento.

Esse foi mais um ano onde a minha primeira parada foi o Artist’s Alley, o meu espaço favorito. Para a minha tristeza, as mesas estavam, mais uma vez, sem numerações ou orientações que facilitassem entender a disposição delas. Essa falta de informação é algo que atrapalha bastante, principalmente ao considerar que é uma das atrações que mais atrai pessoas. Ainda assim, consegui fazer minhas compras, passando pelas mesas de Sayuritake, Gemini, Subaru, Sukanne, Lelena, Rafa Marz e Kunogi.

Dando continuidade a um bom início, aconteceu a coletiva de imprensa com Yukari Fujimoto e em breve a compartilharei completa. A professora também apresentou uma palestra cujo tema foi “Evolução do boy’s love (BL) e sua relevância cultural”. Sou muito fã de BL, então foi fascinante ouvir alguém que entende tanto sobre isso. Fujimoto deu uma aula sobre as origens desse gênero, indo desde o surgimento de shounen-ai até o boy’s love atual. A explicação incluiu a importância de separar as áreas de ships como, por exemplo, Sasuke (ativo) x Naruto (passivo), dos espaços de Naruto (ativo) x Sasuke (passivo). Isso é algo que aprendi apenas recentemente, pois eu não tinha ideia sobre as brigas quando o assunto é definir quem é ativo e passivo em um ship. Fujimoto finalizou compartilhando um pouco sobre a sua nova pesquisa e agradeceu pelo convite da organização. De acordo com a mesma, ela pretende voltar no ano que vem para participar da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de SP.

Para além de bons começos, o encerramento no Palco AF Festival ficou sob responsabilidade de Bandai Namco Music Live Festival. Essa foi a segunda edição do festival aqui e foi realizada por nomes como MindaRyn, Stereo Dive Foundation e Ash da Hero.

Eu soube qual seria o nível das apresentações ao entrar na área dos shows ao som de Shikairo Days – シカ色デイズ, que animou o público graças a DJ Dhalsim. Foi uma ótima forma de aquecer para MindaRyn, que retornou ao país para o seu segundo Anime Friends.

Show de MindaRyn e Ash, com participação de Ultraman Omega.

O Brasil foi a primeira parada da primeira turnê internacional da cantora, logo, foi justo termos ouvido sua nova música, Missing Link, encerramento da série Ultraman Omega. HIBANA (Sengoku Youko) se somou ao diferencial entre as setlists de 2024 e de 2025. Além disso, escutar Like Flames (TenSura) ao vivo por dois anos seguidos foi algo que alegrou demais o meu coração de fã do slime.

Falando em TenSura, STORYSEEKER e PEACEKEEPER de Stereo Dive Foundation fizeram várias pessoas cantarem junto, eu inclusa. Mas o que empolgou todo mundo foram músicas como Renegade (Gangsta.) e Daisy (Beyond the Boundary). Foram tipos diferentes de empolgação, o que tornou tudo ainda melhor. Foi lindo ver sons tão opostos abalando as mesmas pessoas.

Finalizei o dia com o combo MindaRyn, Ash e Ultraman Omega juntos no palco.

● Sexta-feira, 04/07

Mural dos personagens Hua Cheng e Xie Lian, de Heaven Official's Blessing.

Graças a tranquilidade da minha programação, pude assistir a bate-papo e entrevista com convidados que admiro, bem como aproveitar algumas novidades. Ou melhor dizendo, uma novidade e um retorno muito esperado.

Shinichiro Watanabe, diretor, roteirista e criador de obras renomadas, fez a sua primeira das três palestras marcadas para o evento. Ele compartilhou um pouco sobre a história de sua vida, desde sua infância até a criação de Lazarus, o anime mais recente de sua carreira. Foi uma hora de palestra, mas, por ele usar um tom muito descontraído, a sensação foi de uma conversa entre amigos. Watanabe até contou sobre a experiência de trabalhar com Hollywood, que não foi 100% boa.

Além disso, foi maravilhoso estar na coletiva com Bandai Namco Music Live Festival e receber as melhores respostas dos entrevistados! Nada melhor do que confirmar que até mesmo cantores e bandas de anisong são otaku assumidos.

Ultraman Live in Brazil 2025 – Show no Auditório Ultra

Ultraman, Ultraman Mebius, Ultraman Zero, Ultraman Blazar e Ultraman Ômega na apresentação Ultraman Live in Brazil 2025.

Eles retornaram ao Brasil depois de seis anos. Durando cerca de quarenta minutos, em uma combinação de atores e efeitos especiais, esse espetáculo foi muito melhor do que eu poderia imaginar!

O show contou com cinco guerreiros: Ultraman, Ultraman Mebius, Ultraman Zero, Ultraman Blazar e Ultraman Ômega. O último sendo a nova adição a esse grupo de combatentes. Ele é o protagonista do tokusatsu Ultraman Omega que estreou em cinco de julho. Ou seja, nós vimos o herói em ação na mesma semana de sua estreia no Japão!

Pensei que seria algo de curta duração com uma história simples, apenas alguns atores envolvidos em cenas de luta. Então a verdadeira peça superou as minhas expectativas. Foi uma produção tão bem elaborada que chegou com dublagem e narração inteiramente em português.

Para começar, foram feitas as apresentação de Ultraman, Mebius e Zero e só então a história se desenrolou. As explicações iniciais fizeram muita diferença, pois ajudou quem teve seu primeiro contato com os Ultras ali, como eu. As introduções de Blazar e Ômega aconteceram no decorrer da narrativa, igual a do vilão principal, a besta lendária Infinity. Junto com a Máfia Espacial, esse conjunto de inimigos gerou uma enorme animação na plateia nos últimos minutos do espetáculo.

Ultraman Blazar na apresentação Ultraman Live in Brazil 2025.

Tanto os heróis, quanto os vilões utilizaram o espaço da plateia desde o começo, reforçando a impressão de que somos parte dos acontecimentos. Isso aumentou próximo ao final, pois algumas batalhas se desenrolaram nos corredores, ao lado dos espectadores. Eu já estava fascinada antes disso, mas fiquei ainda mais quando vi o combate do meu lado, literalmente.

As coreografias de lutas foram parecidas com as que vi em reproduções nos animes, e isso me deixou muito feliz. Os efeitos cinematográficos deram o toque especial, completando a ambientação. Sempre quis assistir a um show assim ao vivo, então estou contente por ter sido melhor do que supus que seria.

Ao final, os Ultras desceram do palco para interagir com o público, em especial com crianças.

O adicional foi coincidir com a participação de Ash (Ash da Hero) e MindaRyn no evento. Eles são, na ordem, os responsáveis pelas abertura e encerramento da nova série da franquia. Ambas as músicas estiveram presentes tanto no palco de Ultraman, quanto nas setlists dos cantores.

Gostaria de ter assistido mais uma vez, mas, para a minha infelicidade, não consegui conciliar os meus horários com os das exibições. Agora, só resta torcer para que a próxima visita desses heróis não demore muito para acontecer.

Crunchyroll Apresenta: Gachiakuta – Pré-estreia no Auditório Ultra

Tela onde a pré-estreia de Gachiakuta foi exibida no Anime Friends 2025.

Eu não esperava um recado de Kei Urana e Hideyoshi Andou, a mangaká e o artista que fez os grafites da obra, respectivamente. A gravação foi exibida antes do anime e a felicidade deles pela adaptação da história era notável. As surpresas continuaram, pois eu achava que seria apenas um episódio, quando, na realidade, foram dois. Logo, além de exclusiva para alguns países, foi uma pré-estreia antecipada de verdade, porque esses episódios ficaram disponíveis na Crunchyroll somente a partir de seis e treze de julho. Essa foi a primeira vez que a plataforma fez esse tipo de exibição no AF, então tenho a esperança de que repitam isso no futuro.

Com uma animação belíssima, a história é exatamente o tipo de lixo que gosto! Não é segredo que as classes mais altas produzem muito lixo, algumas coisas sendo puro desperdício por estarem em boas condições. Por ter esse tipo de pensamento, Rudo, o protagonista, vasculha as lixeiras da parte rica da cidade. “Dizem que ‘objetos’ que são tratados com carinho abrigam ‘alma’”, por isso faz sentido que ele procure salvar itens, para evitar que os mesmos vão para o Abismo. Como o próprio nome diz, é um buraco sem fim, onde descartam tudo que é desnecessário, incluindo criminosos.

Espaço dedicado a Gachiakuta no estande da Crunchyroll no Anime Friends 2025.

Apesar de coletar lixo ser algo desaconselhado, não é isso que coloca Rudo para enfrentar o temido Abismo. Se fosse o caso de ser uma história simples, esse seria o fim. Mas é claro que eu não teria ficado interessada se esse fosse o enredo, dado que gosto de problemas e muita ação. É por isso que fiquei bastante entretida, mesmo tendo precisado de alguns minutos para me conectar com o anime, o que considero normal. As reviravoltas e as cenas de batalhas foram mais do que suficientes para me convencer a acompanhar a transmissão da temporada inteira.

Queria dizer que foi uma excelente pré-estreia, mas isso não estaria correto. Os minutos antes da atração foram decepcionantes, pois aconteceu algo que afetou não só a minha experiência, como a de outras pessoas. Foi uma situação desagradável ter que levantar do meu lugar sob a alegação de que aquela fileira estava reservada para convidados. Talvez esqueceram de considerar que as pessoas assistem a mais de um painel seguido no mesmo palco. Pessoas que, assim como eu, já se encontravam sentadas lá desde o bate-papo anterior. O resultado foi ficar em pé por quarenta minutos no fundo do auditório, porque foi uma solução melhor do que sentar muito atrás de onde eu estava a princípio. Consegui assistir ao anime com uma visão completa da tela, mas gostaria de ter sido avisada sobre a questão dos assentos a tempo de escolher um bom lugar antes da exibição começar.

● Sábado, 05/07

Show da banda seven oops!! no Anime Friends 2025.

Com o crescimento da programação é normal ter atrações com horários coincidentes, mas isso não deixa de ser um pouco triste. Não consegui estar na pré-estreia de Tougen Anki pelo Anime Onegai, mas torço para que esse tipo de sessão se torne recorrente. Assistir a algo antecipadamente é empolgante demais e a maior prova disso é a quantidade de pessoas presentes nas exibições.

Ainda no tópico empolgação, aproveitei os poucos momentos em que o AA estava vazio para visitar as mesa dos artistas Vento Verde, Folha de outono e Wisteria.

Para mim, esse foi o primeiro dia cujos os shows internacionais no Palco AF Festival foram para satisfazer o meu lado fã de shounen e anisong. Afinal de contas, Naruto tem uma importância enorme na minha vida. O mesmo vale para Fullmetal Alchemist, minha história favorita, tanto o anime, quanto o mangá. Dito isso, eu não poderia perder a apresentação de seven oops!! (7!!), e muito menos a de Scandal.

Show da banda Scandal no Anime Friends 2025.

Foi a primeira vez que seven oops!! se apresentou no Brasil e a banda fez uma performance muito emocionante, com direito a choro da vocalista durante Orange – オレンジ (Your lie in April). Mas confesso que as músicas que realmente me comoveram foram Lovers – ラヴァーズ e o cover de Blue Bird – ブルーバード, ambas da trilha sonora de Naruto Shippuden.

Depois disso, foi hora de dançar ao som de Shoujo S – 少女S (Bleach). Eu já sabia o que esperar de Scandal, pois estive no show de 2023. Só não imaginei que ver a banda de um ponto de vista mais próximo ao palco faria tanta diferença. É por isso que eu não estava preparada para a quantidade de sentimentos gerados por Shunkan Sentimental – 瞬間センチメンタル (FMA: Brotherhood) ao vivo pela segunda vez. A presença de palco delas é algo que prendeu a minha atenção, então saí de lá ainda mais apaixonada por suas músicas!

Editora NewPOP: Atualizações e novidades – Bate-papo no Palco Cosplay Zone

Tela com o anúncio do mangá Afterglow, de Wagimoto Wagase.

Ao contrário dos anos anteriores onde Junior, fundador e diretor da editora, apresentou os painéis sozinho, dessa vez ele contou com a companhia de Niv, do Mangás Brasil.

Uma das mudanças de estratégia da empresa foi diminuir a quantidade de anúncios, algo que já foi notável no painel de um ano atrás. Alguns títulos anunciados ainda não estão publicados, mas a ordem dos lançamentos segue um planejamento para aproveitar as tendências do momento. Utilizar as temporadas onde as adaptações em animes são transmitidas é um exemplo disso.
Quanto a uma política fixa, felizmente existe a consciência de que reimpressões são importantes, em especial para séries com muitos volumes.

Conforme os planos compartilhados em 2024, algumas obras já estão publicadas na versão digital, mas ainda não deram muito retorno financeiro. Esse ainda é um mercado pequeno aqui, mas, como alguém que ama ebook, espero ver mais títulos disponíveis nesse formato. O lado bom é saber que a editora não desistiu e pretende publicar danmeis e histórias nacionais no digital.
A parceria com a ShuCream, com obras exclusivas em ebook, trará mais mangás no futuro.

Tela com o anúncio do mangá A canção de Yoru e Asa, de Harada.

As atualizações que considero mais importantes sobre o cronograma de lançamentos são referentes a Here U Are e Bênção do Oficial Celestial (Tian Guan Ci Fu). Ambos devem estar à venda em outubro deste ano, então logo os terei em mãos!

Além de estar na plateia para saber sobre tudo em primeira mão, eu fiz a cobertura simultânea, compartilhando os anuncios no meu perfil do Bluesky.

● Anúncio de BL: Ouço raios de luz: Teoria da felicidade de Yuki Fumino (agosto), Lion Hearts de Ori Mita (setembro), Afterglow de Wagimoto Wagase (outubro), A nossa refeição de Ori Mita (novembro), A canção de Yoru e Asa (dezembro) e One room angel (janeiro de 2026) ambos de Harada.
○ Anúncio de GL: Fuja comigo, garota! de Battan (outubro).
● Anúncio de seinen: Avant-Garde Yumeko de Shuzo Oshimi (segundo semestre de 2025) e A hora da seriedade de Yukiko Seike (novembro).
○ Anúncio de manhua: Link Click de Li Haoling e Lan Studio (primeiro trimestre de 2026).
● Anúncio de autobiografia: Minha existência de guerreira errante de Kabi Nagata (primeiro trimestre de 2026).
○ Anúncio de quadrinhos nacional: Maldição!!! de Cora Ronron (primeiro semestre de 2026).

● Domingo, 06/07

Show do cantor Hiroshi Kitadani no Anime Friends 2025.

O quarto e último dia começou com a coletiva de imprensa com Kamui, uma cosplayer muito conhecida devido aos seus belíssimos trajes. Ela foi muito simpática e era visível o quão empolgada ela estava por ser convidada da programação oficial. Eu consegui fazer uma pergunta a ela e em breve postarei a entrevista completa, junto com o vídeo que gravei.

As últimas horas significava que era o momento de finalizar as compras no AA, então passei na mesa de uma artista que conheci na quinta-feira, a Yumi.

Continuando com os shows internacionais no Palco AF Festival que agradaram a fã de shounen e anisong que sou, o Super Friends Spirits contou com a presença de Hiroshi Kitadani. Dono da voz de We Are! – ウィーアー! (One Piece), o cantor voltou ao Brasil após doze anos de sua última visita. E foi um belíssimo retorno! Deu para perceber que o público estava ansioso para vê-lo e que a espera valeu a pena. Era possível ouvir os fãs cantando todas as músicas, juntamente com muitos gritos de entusiasmo.

Show da banda FLOW no Anime Friends 2025.

Já as setlists de Stereo Dive Foundation e MindaRyn não foram muito diferentes das de quinta-feira, mas, dessa vez, eles subiram ao palco juntos para cantar Trinity (That Time I Got Reincarnated as a Slime: ISEKAI Memories).

Finalizar o dia e o evento ficou sob a responsabilidade de uma banda que já considero como brasileira, FLOW. Digo isso pelo quanto é óbvio que eles já se sentem muito confortáveis aqui, incluindo o vocabulário em português que já aprenderam. Em meio a conversas e muita animação, eles finalizaram de uma forma emocionante, especialmente considerando os dezoito anos de Naruto na minha vida. Começando com um cover de Blue Bird – ブルーバード (Naruto Shippuden) em conjunto com MindaRyn, seguido por Sign (Naruto Shippuden) e GO!!! (Naruto). Dando continuidade às gerações, GOLD (Boruto: Naruto Next Generations) foi a última música.

Foi, sem dúvidas, uma belíssima forma de encerrar o Anime Friends 2025. Ouvi muitos anisong ao vivo, o que alimentou a minha energia de fã. É maravilhoso me cercar, na vida real, pelo o que achei que ficaria apenas nos meus sonhos. Como é bom amar animes e suas trilhas sonoras!

Esse texto foi originalmente publicado em 18 de julho de 2025.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ellen Silva
Amo animes, mangás e livros.
Você também pode gostar...
0 Comentários
Deixe Um Comentário