Gravado durante os shows dos dias 27 e 28 de abril de 2024, no Estádio Nacional do Japão, o filme “Ado Special Live ‘Shinzou’ in Cinema” transmite muito bem a obra de arte que é uma apresentação da cantora.
Sendo um grande nome no meio utaite e vocaloid, Ado teve um enorme destaque com anisong em 2022. Isso aconteceu por causa de “One Piece Film: Red”, onde ela deu voz às canções de Uta, a personagem principal do filme.
Eu conheci a cantora graças a esse trabalho, que rendeu as minhas músicas favoritas dela. Por isso, fiquei feliz em ver que elas estavam presentes nos shows e, consequentemente, no filme.
Ado deixou sua marca na história musical ao ser a primeira mulher a fazer uma apresentação solo no maior estádio japonês. Os dois dias contaram com setlists cheias de grandes sucessos, incluindo o seu primeiro, “Usseewa (2020)”.
Apesar de conhecer e gostar das músicas dela, confesso que nunca tinha procurado vídeos que mostrassem seus shows. Já sabia que ela não mostra o rosto, ainda assim, nunca tinha visto nem os trechos publicados em seu perfil oficial do YouTube. Então o filme foi a minha primeira experiência vendo como é uma versão ao vivo, com todos os adereços. Agora, posso falar que o nível de perfeição é tão alto que fiquei muito surpresa!
A gravação recebeu o tratamento necessário antes de ir para os cinemas e isso ajudou com a imersão. Parecia que eu estava em um show de verdade, em especial quando o ângulo cinematográfico se combinou maravilhosamente com a iluminação da apresentação. Teve um momento específico que me marcou: quando as luzes do palco fluíram como se estivessem indo para a plateia. Ali, a sensação foi de que elas também iriam me alcançar, saindo da tela.
É de se questionar como alguém consegue estar em um palco sem mostrar o rosto. Mas a silhueta iluminada combinada com roupa escura e os recursos gráficos já são a marca registrada da cantora. Assim como a gaiola onde ela fica dentro durante parte do espetáculo, esses artifícios ajudam a manter o anonimato e aumentam o diferencial da performance. Tudo isso acaba sendo algo extra, porque o que está no centro das atenções é a voz de Ado. Afinal de contas, não é por acaso que suas músicas são ouvidas inúmeras vezes por mês em vários serviços de streaming.
O filme-concerto tem uma duração de cerca de duas horas, que é convertido em vinte e seis músicas, uma melhor do que a outra. “Backlight”, “Tot Musica”, “New Genesis” e “Show” são as minhas preferidas!
O show também contou com Tak Matsumoto, guitarrista da B’z, como convidado para uma performance unicamente instrumental. Além de um dueto entre Ado e Hatsune Miku, uma grande personagem do universo vocaloid, cantando “Sakura Biyori and Time Machine”.
A cantora ainda usou os intervalos entre as canções para fazer discursos importantes sobre os temas utaite e vocaloid. Com o adicional de me surpreender por também falar sobre saúde mental, tocando em tópicos bastante pessoais.
Ado estará em solo brasileiro com a turnê Hibana para seu primeiro show aqui, em uma parceria com a Crunchyroll. Será apenas uma apresentação na cidade de São Paulo, no dia 13 de agosto, e todos os ingressos já foram vendidos. O que mais do que prova o quão aguardada ela está sendo pelos fãs brasileiros, que terão a chance de vê-la antes disso em uma tela gigante.
A Cinecolor Films Brasil é a responsável por trazer o filme para o país, que estará nos cinemas a partir do dia 17 de julho deste ano.