Livro: Adaptações literárias

por em 20 de fevereiro, 2020 Comente

adaptações literárias
Às vezes adoradas, muitas vezes temidas, as adaptações literárias sempre me causam sentimentos conflituosos.

Já fui uma das que iam em pré-estreia de adaptações literárias para o cinema, sessão meia-noite, mas não é mais algo que gosto. Me transformei na pessoa que lê notícias sobre novas adaptações e faz careta. Mas eu paro de assistir? Não.

Separei três histórias para falar neste post: uma que já li o livro e assisti o filme, uma que não li os livros e nem vi a série, e uma que já li os livros e estou aguardando a estreia da série.
As sinopses dos livros foram retiradas do site Skoob.

● Bird box – Caixa de pássaros

Gostei bastante do livro, a ponto de ler rápido porque queria saber mais sobre a história. Porém não gosto quando o autor deixa pontos em aberto, isso de “você decide o que é” não funciona para mim. Prefiro tudo o mais explicado possível, desenhado mesmo. Não quero dar spoiler, mas quem conhece a história sabe do que estou falando. Me deixou super curiosa e não deu, de fato, grandes explicações.
O filme manteve o mesmo nível do livro e foi uma ótima adaptação. Gostei da maioria das alterações porque funcionaram muito bem, algumas partes ficaram mais legais por terem incluído mais ação. Mas fiquei um pouco decepcionada com o final. Achei desnecessário terem mudado certas coisas porque ficou parecendo que queriam suavizar o final do livro.

Sinopse: Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois do surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Caixa de pássaros – Comprar na Amazon
Assistir na Netflix

● His dark materials – Fronteiras do Universo

Tem, mais ou menos, dois anos que A bússola de ouro entrou na minha lista de livros desejados, mas ainda não consegui ler. Com a estreia da série, espero que eu finalmente leia os livros. Parece ser uma história muito legal, e as novas capas dos livros estão lindas.
Apesar de ter visto divulgação da série de TV, fiquei com a impressão de que somente quem leu os livros está acompanhando. Parece que ficou presa a um nicho e não está alcançando pessoas fora dessa bolha. Posso estar errada, claro, mas realmente só vejo comentários vindos de quem leu a história. Nada que me impeça de ler e assistir, então não perdi a vontade de conhecer Fronteiras do Universo.
Estou super ansiosa para conhecer mais sobre essa história, amo fantasia e sinto que essa é uma série que vou amar tanto os livros quanto a adaptação para a TV.

Sinopse de A bússola de ouro: Lyra Belacqua e seu daemon, Pantalaimon, vivem felizes e soltos entre os catedráticos da Faculdade Jordan, em Oxford. Até que rumores invadem a cidade – são boatos sobre os Papões, sequestradores de crianças que estão espalhando o medo pelo país. Quando seu melhor amigo, Roger, desaparece, Lyra entra em uma perigosa jornada para reencontrá-lo. O que ela não desconfia é que muitas outras forças influenciam seu destino e que sua aventura a levará às terras congeladas do Norte, onde feiticeiras e ursos de armadura se preparam para uma guerra. Embora tenha a ajuda do aletiômetro – um poderoso instrumento que responde a qualquer pergunta –, nada a prepara para os mistérios e a crueldade que encontra durante a viagem. E, mesmo que ainda não saiba, Lyra tem uma profecia a cumprir, e as consequências afetarão muitos mundos além do dela.

A bússola de ouro – Comprar na Amazon
A faca sutil – Comprar na Amazon
A luneta âmbar – Comprar na Amazon
Assistir na HBO

● House of Night

Eu amo vampiros. Faço parte do grupinho que leu vários livros de vampiros na adolescência. Logo não é segredo que House of Night esteve na minha lista de leituras. É um tipo diferente de vampiro, nesse universo eles são mordidos, vão para uma escola especial e perto deles se formarem é quando acontecesse a transformação total em vampiro. Não é uma história perfeita e tem alguns pontos negativos, mas nem isso me faz desgostar. Cresci lendo HoN e realmente gosto dos livros, mas não estou preparada para assistir a série de TV. O anúncio sobre a série foi feito no começo de outubro do ano passado e será um trabalho com os mesmos produtores de Shadowhunters (coisa que, infelizmente, me preocupa bastante). É o tipo de história que eu gostaria que ficasse nos livros porque não acho que funcione em uma versão cinematográfica. Confesso que não estou nada animada com essa adaptação, mas pretendo assistir antes de julgar.

Sinopse de Marcada: Bem‑vindo ao mundo de House of Night, um mundo parecido com o nosso, exceto pelo fato de que nele os vampiros sempre existiram.
Zoey acaba de ser Marcada como uma vampira, o que significa o início de uma nova vida, longe de seus amigos. Isso se seu corpo suportar o período de Transformação. Caso contrário, ela morrerá.

House of Night e spin off – Comprar na Amazon

Quais adaptações literárias vocês mais gostam? E quais são as que vocês estão mais ansiosos para assistir?

Ellen Silva
Amo livros, séries, animes e procrastinar.
Você também pode gostar...
0 Comentários
Deixe Um Comentário