Livro: Dez livros de autores brasileiros

por em 29 de outubro, 2020 Comente

autores brasileiros
Eis aqui uma lista com indicação de dez livros de autores brasileiros que eu amo.

Sempre ouço pessoas falando que não gostam de literatura nacional e isso me deixa triste. É como se colocassem todos os livros, de diversos gêneros, em uma mesma caixa e jogassem no lixo.
Existem vários autores brasileiros que produzem livros de todos os tipos, desde romance até terror. É por isso que gosto de incentivar a leitura de livros nacionais, até porque não compartilho a ideia de não existir boas histórias brasileiras.
Acredito que parte desse problema vem do pensamento de que todo livro de autor brasileiro é igual aquele clássico “chato” que obrigam a leitura durante a escola. Nesse conceito mora uma grande questão, mas isto é assunto para outro post. O importante é saber que sim, tem todo um universo de livros nacionais além dos que são apresentados na escola.

Nesta lista tem romance contemporâneo e de época, drama, erótico, terror, comédia e infantojuvenil porque eu realmente leio de tudo.
Não tem ordem de preferência.

1. Sonata em punk rock – Babi Dewet

Esse é meu favorito da Babi, amei tudo, especialmente todo o cuidado que ela teve ao abordar Transtorno de déficit de atenção. Sem contar que a história está muito bem ambientada, dá para perceber que a autora estudou bastante para criar a Cidade da música. E shippo muito KimTim pois amo casais que são completamente diferentes.

Valentina Gontcharov sempre sonhou em trabalhar com música e, quando parece que o único jeito vai ser atrasar essa realização ou desistir, ela é aceita na Academia Margareth Vilela, um famoso conservatório de música. Tim tem o que chamam de ouvido absoluto, além de um pai distante que é muito famoso no ramo musical. Mas, por ser 100% do rock, ela não entende sobre músicas clássicas, nem sabe tocar instrumentos musicais que seriam recebidos de forma mais positiva no conservatório. Além disso, é claro que também tem um personagem masculino e o que ele tem de arrogante, tem de habilidoso: Kim, um pianista maravilhoso. Nesse novo universo, Tim terá que se superar cada vez mais, superando inseguranças para alcançar seus objetivos.
Comprar na Amazon

2. O garoto do cachecol vermelho – Ana Beatriz Brandão

Li na época em que participei de um Clube do livro e, para ser sincera, não sou fã de dramas então realmente achei que não ia gostar. Me surpreendi demais ao deparar com uma escrita cativante, um ótimo enredo e personagens que passaram a impressão de serem reais. A autora nos apresenta à jovens que já viveram bastante e o desenvolvimento dos personagens é impecável.

“Linda” e “mimada” são as melhores palavras para descrever Melissa, além de “grossa” e “insuportável”. Temos aqui uma protagonista totalmente imperfeita que está acostumada a ter tudo que quer. E ela está focada na apresentação de balé mais importante de sua vida. Até encontrar Daniel e, por mais clichê que pareça, ter sua vida completamente alterada. Ele mostra um mundo novo a Mel e as alterações que isso causa nela não são todas positivas, mas é isso que significa viver.
Comprar na Amazon

3. Os 12 signos de Valentina – Ray Tavares

Idolatro a protagonista dessa história, Isadora rainha perfeita, nunca errou. Tomou uma decisão muito sensata e fez o melhor experimento que já li sobre. Amo tudo desse livro, o enredo, os protagonistas e a escrita da Ray. É exatamente o tipo de comédia que gosto, então foi muito divertido ler.

Isadora está sofrendo após um término de namoro quando uma mulher fala que o ex-casal não deu certo pois seus signos eram incompatíveis. Juntando isso a um exercício da faculdade de jornalismo, Isadora decide ir atrás da combinação astrológica perfeita: ela resolve ficar com um homem de cada signo e fazer uma investigação profunda sobre combinações astrais. Além disso, por ser parte do trabalho da faculdade, ela cria um blog para contar suas experiências com o zodíaco.
Comprar na Amazon

4. Amor plus size – Larissa Siriani

Meu favorito da Larissa, ela arrasou na escrita e fez um desenvolvimento perfeito, tanto do enredo quanto da protagonista. Com uma personagem fora do padrão socialmente imposto, a autora apresentou uma história encantadora, cheia de empoderamento e autoaceitação.

Maitê é uma adolescente com mais de cem quilos que passou todos os seus anos de vida sendo resumida e limitada ao peso. Sofrendo bullying na escola e com uma mãe fanática por dietas, ela tem que lidar com coisas desagradáveis ao mesmo tempo em que é só uma jovem crescendo. Abordando gordofobia e transtornos alimentares, essa é uma trajetória de autoconhecimento cuja mensagem mais importante é se ame do jeito que você é.
Comprar na Amazon ou ler pelo Kindle Unlimited

5. O vilarejo – Raphael Montes

Acho que não senti tanto medo lendo porque esperava algo muito pior, o que significa que me preparei bem porque os contos são, na verdade, assustadores. Normalmente, não leio terror ou horror pois tenho medo, mas gostei bastante desse livro.

São sete contos que mostram partes diferentes de um vilarejo isolado, cada um com uma história ligada aos sete pecados capitais. A narrativa mostra como, aos poucos, o local foi completamente destruído e as causas disso.
Comprar na Amazon

6. Mensageira da sorte – Fernanda Nia

Foi o primeiro livro que li esse ano e fiquei completamente apaixonada pela escrita da Nia. Lotada de sarcasmo e piadinhas perfeitas, essa história foi do tipo que, quando terminei de ler, só conseguia pensar “que livro maravilhoso, com certeza eu leria mais mil páginas, cadê a continuação”.

Cassandra ou, como prefere ser chamada, Sam se torna uma mensageira temporária no Departamento de Correção de Sorte durante uma confusão em um protesto. De repente, ela se vê envolvida com uma organização secreta responsável por equilibrar o nível de sorte e azar na vida das pessoas. O serviço que ela precisa fazer é entregar presságios de sorte para algumas pessoas que são escolhidas para receber esse nivelamento entre sorte e azar. E logo o primeiro cliente é alguém que tem recebido várias correções e que está sempre envolvido nos protestos contra uma grande empresa, a AlCorp: Leandro, seu novo vizinho. Como parece que o garoto se recusa a se manter em segurança, Sam passa a tentar protegê-lo enquanto aprende sobre, por exemplo, livre-arbítrio.
Comprar na Amazon

7. Confissões on-line – Iris Figueiredo

“Se a Marina pode ser Marinando, então eu posso ser Ellendo”
“Você pode ser o que quiser”
Essa é parte de uma conversa que tive com a Iris, logo após criar o Ellendo e ter terminado de ler Confissões on-line. Sim, a protagonista desse livro foi quem deu o último empurrão para eu finalmente me soltar e começar a investir aqui no blog. E é por isso que serei eternamente grata à esse livro e à autora.

Em meio a fofocas envolvendo seu nome na escola, Mariana se vê perdendo várias coisas que eram importantes, incluindo o tão sonhado intercâmbio. É a data do vestibular chegando e a irmã surtando pela proximidade do casamento enquanto Mari faz o melhor para não desabar. Em meio a tudo isso, ela encontra refúgio na internet e cria o blog Marinando. É produzindo vídeos que ela acaba viralizando e tudo muda novamente, mas dessa vez não é algo tão ruim.

8. Sem vergonha – Julianna Costa

Confesso que ainda não li a versão final, mas amei tanto a que foi postada na internet que tenho certeza que a do livro está tão perfeita quanto. É a união perfeita de romance, erotismo, comédia, aventura e um pouquinho de suspense.

Mina decide contratar um garoto de programa para se livrar de uma vez da virgindade, mas é óbvio que dá tudo errado. Depois de um acidente entre quatro paredes, ela e Riker testemunham um crime e viram alvo de uma organização mafiosa. Eles decidem fugir do país e se escondem no último lugar que alguém tímida como Mina pensaria em frequentar. Mesmo estando em perigo, surge uma atração entre os dois e a evolução desse relacionamento é digna de um bom romance erótico.
Comprar na Amazon ou ler pelo Kindle Unlimited

9. Perdida – Carina Rissi

Eu amo esse livro! A Sofia é uma sem noção do bem, o que gera cenas muito divertidas que me forçaram a prender o riso várias vezes por estar lendo em público. Apesar de me irritar algumas vezes, ela é tão engraçada que perdoei. Única coisa que não perdoo é ela se dizer leitora de romance de época mas ficar chocada com tudo e sem saber como se comportar quando passa a viver em outro século.

Acostumada com as facilidades da vida moderna, a última coisa que Sofia esperava era ser transportada para o passado. Perdida no século dezenove, ela não sabe como vai voltar para casa e muito menos como vai sobreviver em uma época completamente diferente. Felizmente, ela é acolhida pela família Clarke por pura questão de sorte, claro. Obviamente tem romance, pois se trata de um amor que ultrapassa as barreiras do tempo.
Comprar na Amazon

10. A droga da obediência – Pedro Bandeira

Foi o primeiro livro que li na vida e foi por indicação de uma colega de classe quando eu estava no ensino fundamental. Lembro de ter amado, tanto que ainda acho um dos enredos mais interessantes que já li, mesmo sem me recordar da história em detalhes. Sem contar que o autor é super fofinho, um verdadeiro amor de pessoa.

O Doutor QI quer dominar a humanidade e para isto ele criou uma droga terrível: a droga da obediência. Ele inicia os testes usando alunos sequestrados como cobaias e resta aos Karas, um grupo de adolescentes, resolver esse problema.
Comprar na Amazon

Ellen Silva
Amo livros, séries, animes e procrastinar.
Você também pode gostar...
0 Comentários
Deixe Um Comentário