Evento: Poc Con 2025

por em 28 de dezembro, 2025 Comente

Junho, também conhecido como o mês do orgulho, trouxe com ele a Poc Con 2025, uma feira focada em quadrinhos e artes gráficas LGBTQIA+. O evento aconteceu nos dias 20 e 21 e contou com artistas expondo e vendendo suas artes, além de uma programação com bate-papos e oficinas.

Letreiro da Poc Con 2025.

Em sua sétima edição, sem contar a POCket Poc Con (2020) e o Festival do Vale (2024), a de 2025 mostrou o crescimento anual característico. Foi o primeiro ano em um novo local e recebeu, como sempre, um público enorme.

Organizada por LGBTs (Mário César e Rafael Bastos Reis), o foco é inteiro em artistas, quadrinistas, escritores e visitantes LGBTQIA+. Não é uma coincidência que aconteça no mesmo final de semana que a Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. É, na verdade, a melhor combinação de atrações onde as pessoas sabem que podem ser elas mesmas. Onde criaram um ambiente seguro e confortável, cheio de amantes de eventos culturais.

Como dito anteriormente, a Poc Con cresceu bastante no decorrer dos anos, o que é ótimo, e isso exigiu uma nova localização. O endereço escolhido para 2025 foi o Centro de Eventos São Luís, próximo à Avenida Paulista, com fácil acesso pela linha Amarela do metrô. Por ter uma área com mais de dois mil metros quadrados, a primeira impressão foi de que não seria um problema transitar ali, mesmo durante os picos de lotação. O que se provou verdade, pois comportou todos tão bem que a fila para entrar teve seu auge apenas antes da abertura. Alguém que chegou trinta minutos antes do início e ficou na fila de público geral conseguiu entrar no momento do começo oficial de sexta-feira.
Outra consequência desse espaço foi gerar mais lugares livres para os visitantes fazerem pausas e até conversar em grupo sem atrapalhar a passagem.

Espaço onde aconteceu o Vale dos Artistas na Poc Con 2025. Tem mesas, cadeiras e pessoas andando.

Além disso, entre as atualizações está a estreia da mascote oficial, a Pocotó. Afinal de contas, um evento icônico merece uma representante tão icônica quanto ele.

Foram diversos bate-papos com temas variados, a Noite dos 1000 Cosplays, o Cosplay Lip Sync Challenge, seis oficinas e sessões de autógrafos. Por isso, não faltou entretenimento, além de conhecimento, sendo compartilhados.

Os cosplayers estiveram presentes pelo ambiente, mesmo fora dos concursos. SK8 the Infinity, Dungeon Meshi, Genshin Impact e Gravity Falls foram algumas das histórias representadas por meio dessa performance artística.

Não presenciei, mas soube que o encerramento foi bastante único: com um pedido de casamento. A informação veio diretamente de post no Bluesky de um dos organizadores. Foi, sem dúvidas, uma forma muito bonita e marcante para finalizar essa edição!

● Sexta-feira, 20/06

Quatro histórias BL, sendo um mangá, um manhwa e duas brasileiras. Bottons, chaveiro, adesivos e marcadores de páginas.

É sempre maravilhoso ver o apoio aos artistas independentes e, por ser gratuita, a Poc Con faz um ótimo papel como mediador. O Vale dos Artistas é sempre onde fico por bastante tempo, porque é a minha atração favorita em eventos. Foram mais de cento e oitenta pessoas expondo os seus trabalhos, sem contar as editoras. Os produtos disponíveis para comprar incluíam quadrinho, zine, mangá, pôster, bolsa, pin, chaveiro, botton e adesivo. Desde fanarts até conteúdos originais, com temáticas para todos os gostos.

Como resultado do novo local, as filas internas para as mesas de alguns artistas tiveram mais espaço para serem organizadas. Então, foi possível andar sossegadamente entre os corredores, mesmo ao redor das mesas com mais público. A staff ainda informou que estava sendo muito tranquilo de coordenar as filas, até as maiores que se mantiveram por horas.

Trouxe para casa alguns complementos das memórias criadas nesses dois dias. Dei preferência para os BLs da Editora MPEG que foram lançados lá ou um pouco antes da feira, que são O Fim das Minhas Noites de Solidão, Como Conquistar um Alfa vol. 01 e O Ladrão de Mundos vol. 01 (Edição Definitiva). Ainda dentro do tema, comprei a Zine Exploradores Espaciais, um universo alternativo de O Ladrão de Mundos, e bottons de SatoSugu (Jujutsu Kaisen) da Sayuritake. Além de, enfim, ter meus adesivos de HuaLian (Heaven Official’s Blessing) do Sasyk.
Amo Hunter x Hunter, então peguei os bottons de Gon e Killua feitos por Chungi e o chaveiro dos dois personagens feito por Yuriico.

● Sábado, 21/06

Cosplay Lip Sync Challenge

Cosplayer de Glinda, Wicked, na Poc Con 2025.

Depois de causar uma impressão tão boa em 2024, o Cosplay Lip Sync Challenge da Poc Con se tornou, para mim, uma atração imperdível. Logo, é claro que assisti as três baterias e as apresentações dos finalistas deste ano. Afinal de contas, nada melhor do que belíssimos cosplays em um palco ao som de músicas que, de alguma forma, combinavam com os personagens que estavam representando.

Era visível o quanto os cosplayers não só vestiram uma roupa, mas planejaram suas performances, trabalhando com músicas que se encaixam com as personalidades fictícias. De cardeais de Conclave se apresentando com Born This Way, de Lady Gaga, até um Coringa (DC Comics) com Circus, de Britney Spears. Com direito a um Hua Cheng (Heaven Official’s Blessing) acompanhado de seu Xie Lian versão estátua com o tema Hopelessly Devoted to You, de Olivia Newton-John. Além da ganhadora, a Glinda (Wicked) que performou But I Am a Good Girl – Christina Aguilera e Dangerous Woman – Ariana Grande. Foi um primeiro lugar muito merecido, pois tanto a caracterização, quanto a sincronia labial com as músicas foram impecáveis!

Enquanto o espaço do Vale dos Artistas cresceu, o do Palco, onde acontecem os bate-papos e o Challenge, diminuiu. Não apenas o palco em si, mas a sala era pequena e isso prejudicou a experiência como plateia. O antigo local no CCSP era um auditório, com cadeiras elevadas e bancos extras no piso acima, acessível por uma abertura no teto. Isso contribuía para uma melhor acústica, que foi outra questão agora, pois perdi boa parte do que foi falado no microfone por estar nas últimas fileiras de cadeiras. Como essa foi a primeira edição nesse novo lugar, sei que é uma questão de ajustes, então já estou ansiosa para voltar em 2026.

Esse texto foi originalmente publicado em 27 de junho de 2025.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Tópicos Relacionados

Ellen Silva
Amo animes, mangás e livros.
Você também pode gostar...
0 Comentários
Deixe Um Comentário