Leituras de maio de 2025

por em 28 de dezembro, 2025 Comente

Consegui intercalar edições físicas e digitais durante as minhas leituras de maio de 2025 e considero isso uma vitória. Não vejo problemas em aproveitar os aplicativos oficiais das editoras, mas não quero ignorar o que já tenho na estante.

Assim como em abril, muitas fanfics estiveram presentes entre o que li e consegui dar mais atenção aos livros da minha lista infinita. Isso fez com que eu diminuísse a quantidade de mangás lidos, mas compensei ao equilibrar melhor histórias em formatos variados. Então foi um mês onde li livros, mangás, webtoons e fanfics.

Estou atualizando a categoria leituras com os mangás que leio desde o começo deste ano. A ideia inicial era fazer mini resenhas, mas estou feliz por ter me empolgado. Fico cada vez mais animada ao escrever sobre as minhas leituras, algo que é visível pelo crescimento dos textos. Tenho muito o que ler, por isso sei que ainda escreverei sobre muitas histórias.

● Those Not-So-Sweet Boys vol. 01 – Ler no K Manga ou comprar na Amazon

Mangá Those Not-So-Sweet Boys volume 1, das minhas leituras de maio de 2025.

Quem poderia imaginar que tantas coisas aconteceriam ao mesmo tempo e fariam com que Nanami, a protagonista, se envolvesse com o trio problemático de sua escola. Ela tem seu primeiro contato com eles ao perder a carteira e receber ajuda de Ichijo, o protagonista. Óbvio que nada é simples, ou seja, além de não conseguir agradecer, ela ainda descobre que ele e os dois amigos foram suspensos. E os rumores ao redor disso são ruins, envolvendo fumar e até agredir um professor.

Como a grande fã de shoujo que sou, eu já sabia o que me aguardava. Então foi impossível não amar esse trio de garotos adoráveis! Afinal de contas, “They can’t do that… and expect my heart to not… skip a beat.”. Eles são tão amáveis que conquistaram até os alunos que não queriam chegar perto deles por medo. Claro que a protagonista não ficou para trás, dado que ela é do tipo que gosto: positiva sem exageros, esforçada e engraçada. O desenvolvimento do romance é óbvio e isso me deixou muito satisfeita! Sem contar que foi impossível não simpatizar com a situação em que sua vida se encontra.

Página do mangá Those Not-So-Sweet Boys volume 1.

É uma maré de azar sem fim, apesar de Nanami ser do tipo que não desiste facilmente. Fora da escola também há problemas: o chairman do colégio a flagrou trabalhando, algo que é proibido pelas regras da escola. É quando ela recebe a proposta de evitar perder sua bolsa de estudos se convencer o trio suspenso a voltar para as aulas. Não apenas isso, mas ela ainda vai receber ajuda para conseguir um emprego com a permissão do colégio. O único obstáculo é que os garotos decidiram não retornar, mesmo após o período de suspensão acabar.

Os quatro têm motivos para sustentar as decisões que tomaram e o que mais gostei foi ver que não eram explicações rasas. O cuidado ao trabalhar esses pontos no enredo ficou evidente e, junto com a amizade que surge entre eles, resultou em uma leitura que fez meu coração disparar. Não existe nada melhor do que um bom romance adolescente, onde até os personagens secundários são cativantes. Não só li tudo muito rápido, como mal posso esperar para ler os próximos volumes! Em especial porque já li outras obras de Yoko Nogiri e sei que também vou receber um ótimo desenvolvimento desta em questão.

● My Hero Academia vol. 29 – Ler no Manga Plus ou comprar na Amazon

Mangá My Hero Academia volume 29, das minhas leituras de maio de 2025.

Após mais de dois anos sem ler MHA, eu retornei ao mangá depois de assistir a sétima temporada do anime. Por pura coincidência, eu voltei para um ponto onde Midoriya, o protagonista, está lutando contra Shigaraki, o último vilão. É exatamente a mesma coisa que estava acontecendo no ponto onde o anime parou, então precisei de alguns minutos para me localizar nos acontecimentos. Porque é claro que eles não lutam apenas uma vez, do contrário não teria o que contar.

Dito isso, foi legal rever a situação depois que a luta no esconderijo da Fronte de Libertação Paranormal se espalhou. Foi um dos pontos mais altos de ação, com várias lutas acontecendo ao mesmo tempo. Onde as classes 1-A e 1-B combinaram seus dons para ajudar na batalha. Além disso, teve um lado triste, pois muitos heróis perderam a vida tentando impedir os vilões de se encontrarem com Shigaraki, o atual portador do poder do All for One.

Página do mangá My Hero Academia volume 29.

Nunca tive grandes expectativas com essa história e sei que esse é o motivo para eu gostar e continuar acompanhando. Do contrário, não sei se aguentaria a divisão do confronto final e o quão prolongada ele foi. O maior ponto positivo foi o destaque para o trio Midoriya, Shoto e Bakugo, mesmo eles estando com heróis mais fortes e mais experientes. Isso aconteceu não apenas com eles, mas com os outros personagens da mesma faixa etária. Acredito que essa é a trama que melhor consegue equilibrar os novatos e os veteranos.

O uso de flashbacks para mostrar treinamentos e conversas importantes se somam com perfeição à narrativa. São pequenos detalhes que, apesar de trazerem previsibilidade para o enredo, deixam tudo ainda mais fascinante. Então falo tranquilamente que saber o que esperar é a razão para essa história ser tão atrativa.

● Alter Ego – Comprar na Amazon ou na loja da Editora MPEG

Quadrinho Alter Ego, das minhas leituras de maio de 2025.

Só consigo imaginar o quão terrível é estar apaixonada pela melhor amiga heterossexual que tem namorado. Por isso, não julgo Noel por passar pela fase de negação e ter dificuldades para aceitar que seu amor romântico não será correspondido. Mas eu a julgo por ser rude e por demorar tanto para entender que é uma situação onde não existem culpados. Isso a teria ajudado a se aproximar mais rápido de June, dado que ambas estavam apaixonadas pela mesma pessoa.

O mais engraçado é que Noel considera June uma rival na amizade e no amor, mas comete o erro de desabafar com a mesma achando que se trata apenas de uma desconhecida. Após serem devidamente apresentadas, só lhe resta se comportar e torcer para June não contar seu segredo para a melhor amiga delas. O plot de “estranhas que choraram junto” para “rivais-amigas” para “namoradas” me conquistou logo no início, o que prova o seu funcionamento.

Página do quadrinho Alter Ego.

Apesar de Noel ser o tipo de protagonista que eu evito e achar que ela teve muitos comportamentos ruins, entendo que é por ela ser assim que o desenvolvimento é bom. A autora acertou demais ao criar personagens com personalidades variadas, mas sem destoar em excesso a ponto de não existir conexão entre elas. O enredo também tem um tom bem dosado, mesclando romance, comédia e drama.

Gostei de como o romance aconteceu porque elas formam um belo casal. Elas são fofas e se ajudaram antes mesmo de definirem um termo para o relacionamento delas. Adoro clichês, então fui positivamente surpreendida pelo quanto eu me envolvi com essa história. Foi uma surpresa saber que existe uma continuação e, a princípio, não entendi a necessidade. Agora, estou ansiosa para ler mais sobre o namoro dessas queridas, ver mais cenas com Noemi, a irmã mais nova de Noel, e saber a conclusão de algumas pontas soltas.

● Cells at Work! vol. 04 – Ler no K Manga

Mangá Cells at Work! volume 4, das minhas leituras de maio de 2025.

Nunca vou me cansar de admirar a ideia genial que é fazer um mangá sobre o corpo humano usando pessoas para representar as células. Com protagonistas que são uma Glóbulo Vermelho e um Glóbulo Branco, somos apresentados às Plaquetinhas, às Macrófagos e às outras células presentes no nosso corpo. Assim como vemos o sistema imunológico combatendo vírus e bactérias exatamente de acordo com a realidade.

Abordando temas como dengue e choque hipovolêmico, é graças a essa história que posso dizer que entendo o que acontece após uma picada de pernilongo. Já o choque causado por perda de sangue é um tópico que ouso chamar de clichê, mas até isso teve uma boa utilização aqui. Ao usar o treinamento de uma nova companheira da protagonista no momento em que o corpo lidava com essa crise, foi o cenário ideal para mostrar a razão de a Glóbulo Vermelho ser a personagem principal.

Página do mangá Cells at Work! volume 4.

Amo o quão atrapalhada ela é, mas adoro ainda mais o fato de que ela muda junto com o foco do enredo. A Glóbulo Vermelho é fofa e engraçada, mas sabe se adaptar de acordo com o ocorrido. Também acho ótimo quando é o Glóbulo Branco que fica em destaque e mostra toda a inteligência dele.

Eu não esperava aprender tanto sobre o funcionamento do meu corpo com um anime e, agora, com o mangá. Mas é sempre uma aula muito divertida, dado que a narrativa tem um tom fluído e fácil de acompanhar, mesmo quando aparecem termos mais específicos. Além disso, o nível de precisão das informações é elevado por trechos como o que afirma que ainda não se sabe qual é o papel completo de basófilos. É a combinação perfeita entre conhecimento e entretenimento!

Esse texto foi originalmente publicado em 13 de julho de 2025.

Tópicos Relacionados

Ellen Silva
Amo animes, mangás e livros.
Você também pode gostar...
0 Comentários
Deixe Um Comentário