Anime por si só já é algo perfeito, mas quando junta com esportes fica ainda melhor. É por isso que quero indicar alguns animes com esportes olímpicos.
A Olimpíada infelizmente já acabou, mas existem vários animes para assistir e diminuir a saudade de acompanhar os jogos.
Quem me conhece sabe que tenho doutorado em anime de esporte. Eu amo e estou sempre assistindo um (às vezes, uns). Por isso, posso falar sobre esse assunto por horas sem cansar.
Já assisti todos que coloquei nesta lista, então saibam que têm meu selo de aprovação. Brincadeiras à parte, eu realmente gostei deles, uns mais do que os outros, claro, mas ainda assim todos são bons.
Hinata é um estudante que se apaixona por vôlei após ver o “Pequeno Gigante”, o favorito do campeonato, em um jogo pela televisão. Só tem um detalhe: assim como seu ídolo, ele não é alto o suficiente para ser considerado um jogador ideal, além de ter sido completamente derrotado no primeiro e único jogo em um campeonato. Mas, seguindo os passos do ídolo, Hinata entra no Colégio Karasuno e se surpreende ao descobrir que Kageyama Tobio, o garoto que ele prometeu derrotar, será seu companheiro de time. Eles revezam entre amor e ódio mútuo, mas formam a melhor dupla com a tática de jogo mais insana já vista.
Por questões familiares, Haruka acaba tendo que morar com os avós e a prima Kanata. Enquanto Haruka não entende nada de vôlei de praia, a Kanata parou de jogar devido ao impacto emocional que o esporte causou na vida dela. Porém, quando são desafiadas a um jogo, nada as impede de se ajudarem e se tornarem imbatíveis. Afinal de contas, para alcançar a vitória nesse esporte, o mais importante é encontrar um parceiro com quem se possa contar.
Reki é apaixonado por skate. Durante a noite ele vai para a “S”, uma corrida secreta, ilegal, e perigosa. Enquanto trabalha, ele se encontra com o novo colega de turma, Langa, e não pensa duas vezes antes de convencer o garoto a andar de skate. Como Langa precisa de um emprego, ele aceita fazer uma entrega na “S” junto com Reki. Mas, por causa de uma confusão, eles acabam forçados a participarem de uma corrida. Então Langa, que não tem experiência com skate, mostra que tem um trunfo inesperado.
Kiyose Haiji sonha em voltar a correr, mais especificamente na Hakone Ekiden, uma das maratonas de revezamento universitária mais conhecida do Japão. Ele está disposto a usar todos os meios necessários para isso, incluindo ajudar um estranho que estava correndo na rua porque ficou impressionado com a agilidade dele. É assim que Kurahara Kakeru acaba envolvido nos planos de Haiji. Ele claramente entende sobre corridas, mas não sabe trabalhar em grupo. Juntamente com outros estudantes que são novatos no esporte, eles têm somente dez meses para se preparem para a maratona.
O time de basquete da escola Teiko venceu três campeonatos seguidos graças a cinco jogadores conhecidos como “A geração milagrosa”. Mas depois de três anos juntos, cada um foi para uma escola nova, seguindo caminhos separados e se tornando rivais. O que foi ignorado por todos é que havia um sexto jogador nesse time: Kuroko Tetsuya. Ele não é atlético nem joga bem, porém tem um dom que ajuda muito os companheiros de equipe. A história segue a jornada de Kuroko e dos outros jogadores do colégio Seirin enquanto eles tentam se tornar o melhor time ao vencer o Campeonato Interhigh.
Daigo sonha em ser um jogador tão bom quanto o pai que é um arremessador famoso. Porém nada é perfeito e ele acaba se frustrando quando as coisas não acontecem como ele esperava, o que faz com que ele abandone o esporte. Alguns anos depois, ao conhecer um aluno novo chamado Hikaru, Daigo começa a ver tudo por um ponto de vista diferente. Eles são o oposto um do outro, mas se juntam em uma caminhada dentro do mundo do beisebol.
Depois de abandonar o badminton por causa dos sentimentos conflituosos que o esporte despertava nela, Hanesaki Ayano volta a treinar quando começa o ensino médio. Ela, que joga assustadoramente bem sem grande esforço, conhece Aragaki Nagisa, uma estudante que passa todo o tempo possível aprimorando suas jogadas. É uma jornada entre o talento natural da Ayano e o esforço da Nagisa.
Enquanto outras escolas competem pelo título de melhor time de futebol do país, o clube da escola Raimon, o Inazuma Eleven, luta para não ser desfeito. É por isso que Endou Mamoru, neto do goleiro e capitão da primeira geração do clube, assume a responsabilidade de fazer o time voltar à forma. Para isso, ele precisará de ajuda e muita sorte. Mas ele está determinado a fazer com que novos recrutas se juntem à sua equipe, custe o que custar.
Kiyoumizu Minato acorda em um hospital após meses em coma por causa de um acidente de carro. O que ninguém esperava é que ele perdeu todas as memórias dos últimos três anos. Com isso, toda a glória que ele conquistou no polo aquático sumiu e por esse motivo ele decide recomeçar deixando o esporte de fora dessa nova vida. No entanto, mesmo sem sequer se lembrar das regras básicas, Minato se junta ao clube de pólo aquático de sua nova escola para cumprir uma promessa.
Haruka, Makoto, Nagisa, Rei e Rin têm algo em comum além do nome feminino: a natação. Eles, com exceção de Rei, fizeram parte do mesmo clube quando crianças e se tornaram amigos, mas acabaram se separando. Quando se reencontram no ensino médio, Rin desafia Haruka e revive a rivalidade entre eles. É então que Nagisa convence Makoto e Haruka a formarem o clube de natação do colégio Iwatobi, contando com Rei como quarto integrante.
Futaba Shotaro se apaixona por ginástica artística no momento que conhece o esporte, um caso de amor à primeira vista mesmo. Ele entra no Colégio Ao para se juntar ao time da escola, afinal de contas foi a apresentação dos membros desse clube que fez ele se interessar pelo esporte. Juntos, essa equipe composta de veteranos encantadores e Misato Ryoya, um ginasta prodígio, irão em direção ao mesmo objetivo.
O clube de soft tênis da escola está prestes a ser fechado, visto que eles não ganham campeonatos ou mesmo jogos há algum tempo. A fim de evitar isso, os integrantes terão que ganhar pelo menos um jogo na próxima competição e para isso vão precisar de um novo jogador, além de rever as táticas usadas. É uma história sobre habilidades e novas descobertas em relação ao esporte, ao mesmo tempo que aborda dificuldades pessoais e o lado sombrio de crescer.
Observação: esse anime é, na verdade, sobre soft tênis. A diferença é o tipo de bola usada, que são macias ao invés das duras do tênis normal.
“Tsurune” é o som que a corda faz quando uma flecha é atirada com um arco. É esse som que inspira Narumiya Minato a aprender kyudo, uma arte marcial focada em arco e flecha. No entanto, um acontecimento o faz desistir mesmo amando praticar. Mas, mais rápido do que poderia imaginar, muitos fatores conspiram para fazer Minato pegar em um arco novamente. Quando sua paixão é reacendida, ele se junta a uma equipe para vencer o torneio da província.
Observação: O kyudo não é exatamente a mesma coisa que o tiro com arco olímpico, mas esse anime é tão maravilhoso que eu quis indicar aqui.
Após uma derrota esmagadora nas finais do Grande Prêmio de Patinação Artística, Yuri Katsuki retorna ao Japão para se refugiar na casa dos pais. Devido a idade, as chances de sucesso na patinação são baixas e é por isso que Yuri fica indeciso entre continuar ou se aposentar. Quando um vídeo dele praticando viraliza, Victor Nikiforov, pentacampeão mundial, viaja até a casa dele para se tornar seu mentor. Sendo um grande fã de Victor, Yuri aceita a proposta, dando início a jornada em direção ao palco mundial.
Observação: Patinação artística não estava presente nas Olimpíadas de Tóquio pois é um esporte das Olimpíadas de Inverno. Mas, para mim, é impossível falar sobre animes com esportes e não citar “Yuri!!! on Ice”.