Livro: Voltei a ter uma rotina de leituras

por em 02 de outubro, 2020 Comente

Aos poucos, voltei a ter uma rotina de leituras e, como estou muito feliz com isso, decidi trazer esse assunto para cá.

Lá em 2011, na época que prestei vestibular, eu perdi meu ritmo de leitura e depois disso nunca mais consegui ler tanto quanto gostaria. Felizmente 2020 me deu algo bom: conseguir, mesmo que devagar, voltar a ler com mais frequência.

Ler sempre vai ser algo muito importante na minha vida, então fico realmente contente por estar fazendo o que gosto. Por isso resolvi escrever esse post e compartilhar com vocês o que tenho feito para continuar com essa prática.

rotina de leituras

O que tem funcionado para mim:

● Ler todo dia

Sei que pode parecer impossível, mas ler todo dia foi o primeiro passo para eu manter uma boa rotina de leituras. A ideia não é passar horas lendo, nem ler um livro inteiro em um único dia, podem ser só algumas páginas. Tento ler pelo menos por dez minutos todo dia e isso já faz uma grande diferença.

● Meta de leitura

Sempre faço uma meta anual e, mesmo raramente cumprindo tudo, é algo que me ajuda bastante. Claro que não fico 100% presa a ela, não é um contrato de obrigatoriedade, é mais um auxílio na hora de escolher a próxima leitura. E dentro dela eu faço metas mensais e, às vezes, meta de páginas por dia.

● Diminuir o tempo em redes sociais

Amo redes sociais e, apesar da nossa relação estar passando por problemas, sempre vou amar. Mas percebi que eu passava horas só olhando o feed ou perdida em fanarts, sendo que podia estar usando esse momento para ler mais. O problema não é rede social, tanto que continuo usando normalmente, a questão é que eu sentia que era um tempo que poderia estar sendo gasto realmente lendo ao invés de só atualizando a timeline enquanto pensava “nossa, quero tanto ler aquele livro”.

● Ficar longe do celular

É uma extensão do item anterior.
Ultimamente tenho deixado meu celular em um cantinho longe de mim enquanto leio para não ficar parando a leitura para mexer nele. Exceto, é claro, quando estou lendo pelo celular. Mas nesse caso o único app que mantenho aberto é o que estou usando para ler e evito desviar a atenção para outros apps.

● Todo tipo de leitura é válido

Romance, conto, poesia, HQ, fanfic, mangá, histórias que estão só no Wattpad, todo tipo de leitura é válido porque o importante é ler. Antes eu só considerava livros (físicos e ebooks publicados por editoras ou independentes) como leituras oficiais™, o que, sinceramente, nem faz sentido. É irrelevante qual modelo de leitura está sendo consumido. Por causa disso, agora estou no modo li bastante fanfics e mangás? Que bom, vou continuar assim.

Os livros da foto são os que estou lendo no momento. Me contem o que vocês estão lendo!

Tópicos Relacionados

Ellen Silva
Amo livros, séries, animes e procrastinar.
Você também pode gostar...
0 Comentários
Deixe Um Comentário